quarta-feira, 11 de junho de 2008

Exportando o console do Enteprise Manager no SQL 2000/2005

Certa vez, em uma das minhas andanças pelo mundo de TI, herdei o gerenciamento de vários servidores SQL2000 em um cliente, mas não herdei o desktop do antigo DBA.

Eu pensei "hmm, fácil, exporto o .msc do console antigo e uso no meu desktop, assim não tenho que perder horas digitando endereços, contas e senhas".

Bzzz. Achou que seria fácil assim? O EM do SQL 2000 (e do 2005 também) armazena as informações de grupos e servidores registrados no console no registry do Windows, junto com a conta e senha configuradas para cada servidor. Infelizmente um export/import da chave do registry não resolve o problema, apenas os grupos são criados, sequer os servidores - eu nem me importaria muito em digitar a senha em todos um a um.

Como sou extremamente preguiçoso, procurei na internet por scripts que fizessem este trabalho, já que eu desconfiava que o SQL-DMO expusesse todas as informações necessárias.

Exportar

Para exportar o EM inteiro - incluindo grupos, servidores, contas e senhas utilizados para adminstração, para um arquivo .xml. Faça o download do arquivo abaixo, renomeie para dump.js e execute com cscript dump.js export.xml na linha de comando no desktop do qual você deseja exportar a configuração do EM:

dump.js

Importar

Para importar no desktop de destino, faça o download do arquivo abaixo, renomeie para load.js e execute com cscript load.js export.xml para magicamente recriar a configuração exportada.

load.js

Nota: estes scripts não foram criados por mim e não pude identificar o autor. Já os utilizei e posso garantir que funcionam.

Marcadores: , , ,

2 Comentários:

Às 12 de junho de 2008 às 12:40 , Blogger Fernando Salvio disse...

Po! Legal isso!

:-D

Muito útil.

Fernando

 
Às 24 de junho de 2008 às 10:31 , Blogger Cinezi disse...

Realmente Muito bem explicado, e extremamente útil para mim, CONTINUE ESTE EXCEPCIONAL TRABALHO.

Cinezi

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial